top of page

Transforme sua carreira em TI com o Reskilling

Atualizado: 8 de mai. de 2023

O conceito de Reskilling tem se tornado cada vez mais importante para os profissionais de Tecnologia da Informação. Essa prática consiste na atualização de habilidades e conhecimentos, aprimorando as competências profissionais.



Por isso é uma prática muito importante para profissionais e empresas. Principalmente para o setor de TI que sempre sofreu com a falta de profissionais qualificados, especialmente para cargos que envolvem alta tecnologia.


Através dessa prática ocorre o desenvolvimento de profissionais cujas carreiras estão passando por grandes mudanças, mas também podem abranger aqueles que estão felizes com suas carreiras, para construir novas oportunidades.


Dessa forma, os profissionais podem acompanhar as mudanças tecnológicas e atender às mudanças que ocorrem neste setor tão dinâmico como o de TI. Neste post, abordaremos os principais benefícios do Reskilling para os profissionais de TI.


Aprimoramento de habilidades

Por meio do Reskilling, os profissionais podem aprimorar suas aptidões técnicas e de gestão. Para começar é importante traçar um objetivo. Você já se perguntou onde quer chegar com a sua carreira? Você tem as habilidades necessárias para chegar a esse ponto? O mercado será favorável para conquista desse objetivo?


Após encontrar a resposta para essas perguntas, é possível fazer uma análise entre suas habilidades e as oportunidades do mercado e com isso investir em conhecimentos promissores.


Como promissor estamos nos referindo as lacunas ainda não preenchidas ou, ainda, as que irão surgir no mercado. Realizando essas antecipações é possível desenvolver habilidades para essas necessidades. O que permitirá a você um diferencial com relação aos outros profissionais para atingir seus objetivos.


Aumento da empregabilidade


Falamos do Reskilling para suprir novas funções do mercado, mas ele vai além. Isso mesmo, se for bem desenvolvido ele cria oportunidades novas para você e um aumento significativo em sua empregabilidade na sua carreira.


Não é nenhum segredo que as empresas valorizam mais os profissionais atualizados. E em um setor como o de TI, de mudanças constantes e rápidas, exigem resiliência por parte dos profissionais que precisam estar frequentemente em atualização.


Mas não foque apenas em qualificações e diplomas! Para desenvolvimento de carreira é importante ter habilidades comportamentais, hoje consideradas um grande diferencial.


Isso ocorre, principalmente, por existirem várias gerações que atuam em conjunto na empresa e é importante adaptar e conciliar todas elas. Sem falar nas diferenças geográficas e culturais, principalmente após a pandemia e a ascensão do trabalho remoto.

Trabalho Remoto Não era apenas moda! 74% dos trabalhadores preferem trabalhar de forma híbrida ou remota. Este índice sobe para 78% dentre os que estão procurando oportunidades. E 70% das empresas vão manter ou ampliar essa modalidade.

Desenvolvimento de novas redes de relacionamento


Para se atualizar, as pessoas tendem a participar de eventos e cursos que os ajudam a desenvolver suas habilidades comportamentais e aprender mais sobre o mercado de TI. Durante o processo é possível construir novas conexões profissionais e novas oportunidades na carreira.


Através desses cursos, palestras eventos é possível criar novas redes de relacionamento que oferecem suporte e oportunidades. Não perca a oportunidade de conversar com professores, colegas de turma e convidados. Cada pessoa possuirá caminhos e experiências diversas, permitindo a geração de insights e ideias inovadoras.


Além disso, é aconselhável estabelecer um relacionamento ativo com empresas e organizações que oferecem esses cursos para se conectar com decisores importantes do setor, abrindo portas para novas oportunidades de emprego e colaboração em projetos de desenvolvimento.


Aprimoramento da satisfação no trabalho


O Reskilling também pode contribuir diretamente para a satisfação pessoal do profissional de TI. Isso ocorre por vários fatores, o primeiro é o próprio processo de aprendizagem provoca uma sensação de realização pessoal, o que aumenta a autoestima e a motivação e pode afetar positivamente o desempenho no trabalho.


Quem não gosta de ter o conhecimento, se sentir útil e preparado para o que vem pela frente? Sabemos que as mudanças em geral, são sempre difíceis para os seres humanos. Somos organicamente preparados para economizar energia e as mudanças repentinas provocam um gasto energético muito maior do que quando estudadas e previstas.


Assim sendo, a antecipação e preparação diminui os desconfortos com as modificações que surjam. Ou seja, profissionais que já têm o conhecimento necessário não sentirão tanto estas mudanças porque vão estar preparados para trabalhar com elas.


Reskilling e a Humanacenter


Com toda a expertise adquirida ao longo de seus anos de atuação em TI, a Liliana Castro, nossa CEO e Fundadora, idealizou uma empresa onde os resultados importam, mas as pessoas são tão importantes quanto. Isso porque sem elas, não existem resultados.

A Humanacenter tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de profissionais para esse setor. Aqui nós valorizamos os pontos fortes de profissionais e candidatos. E também auxiliamos aqueles que querem desenvolver pontos que consideram fracos.

Em resumo, ajudamos nossos colaboradores a praticar o Reskilling e isso nos torna um Centro de Habilidades em Tecnologia da Informação com enfoque nas pessoas. Sempre com respeito às habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos. Com o objetivo de criar e proporcionar parcerias de sucesso e bom relacionamento entre os clientes, candidatos e nosso time. Bem como relacionamentos duradouros.


Venha fazer parte de nosso time! Clique aqui e cadastre seu currículo.








Comments


bottom of page