top of page

Tecnologia e Gestão Humanizada: amigas ou inimigas?

Tecnologia e Gestão Humanizada: amigas ou inimigas?


A gestão humanizada tem sido um tema cada vez mais discutido no mundo corporativo, com empresas buscando formas de criar ambientes mais colaborativos, empáticos e flexíveis. No entanto, com o avanço da tecnologia e da Inteligência Artificial, surge a questão: será que a tecnologia vai prejudicar a gestão humanizada?





Em um mundo cada vez mais complexo, as pessoas esperam relações mais próximas e humanas com as empresas, menos burocráticas e hierarquizadas. A gestão humanizada busca exatamente isso, valorizando o indivíduo, suas habilidades e necessidades, e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.


No entanto, com o surgimento de sistemas de gestão automatizados e inteligentes, algumas pessoas temem que a tecnologia substitua totalmente a interação humana. Mas será? Veja a resposta a seguir.


Tecnologia e benefícios para empresas


É indiscutível que a tecnologia traz muitos benefícios para as empresas, como a automação de processos, análise de dados em tempo real e a otimização de tarefas repetitivas.


Por outro lado, é importante lembrar que a gestão humanizada vai além de apenas controlar e desenvolver processos. Ela se baseia na empatia, no reconhecimento das necessidades individuais dos colaboradores e na promoção de um ambiente de trabalho saudável.


Então como uma máquina poderia fazer isso sozinha? Como programá-la para ser empática e entender os sentimentos humanos? Seria possível substituir tudo pelo digital e pela gestão tecnológica? Ou o humano deve estar sempre presente?


Tecnologia e gestão humanizada


Na verdade, a máquina não entra como substituição dos seres humanos. Indo ao encontro do que sempre defendemos aqui na Humanacenter, ela deve ser utilizada como aliada e não como substituta do trabalho das pessoas.


Portanto, a tecnologia deve ser uma aliada da gestão humanizada, e precisa ser utilizada de forma consciente e estratégica. Por exemplo, ferramentas de comunicação e colaboração online podem facilitar a interação entre os membros de uma equipe, mesmo que estejam em locais diferentes.


Além disso, a análise de dados pode ajudar os gestores a identificar quais são as necessidades e motivações de cada colaborador, permitindo que sejam oferecidas soluções personalizadas. Mas é preciso ter cuidado para que alguém analise esses dados e não entregue simplesmente a resposta da máquina.


Isso porque, é através do diálogo, do contato pessoal e do relacionamento interpessoal que se estabelecem laços de confiança e empatia entre os colaboradores. Imagina que a máquina e os testes indicam um aptidão de um funcionário para algo que ele detesta fazer. O que poderia tornar o funcionário improdutivo e a mão de obra sub aproveitada para a empresa.


Tecnologia como aliada


Em resumo, a gestão humanizada não será jogada para escanteio pela tecnologia, desde que ela seja utilizada de forma estratégica, valorizando sempre a interação e o relacionamento entre as pessoas.


A tecnologia pode ser uma aliada, auxiliando na otimização de processos e na análise de dados, mas nunca substituindo a empatia e o cuidado com o bem-estar dos colaboradores. A gestão humanizada é uma tendência forte e necessária para as empresas do futuro, e cabe aos gestores encontrarem o equilíbrio entre tecnologia e humanidade.


Nós da Humanacenter acreditamos no universo de TI mais humano. Queremos ser parte ativa da transformação de um mundo de exploração, para um mais sustentável e favorável a todos.


Acreditamos que existe uma possibilidade infinita de coisas boas na conexão entre tecnologia e seres humanos que precisa ser explorada. Adotamos o ESG: Meio Ambiente, Social e Governança. Conforme se traduz do inglês.


Essas são as letras que vêm para substituir a palavra sustentabilidade no universo corporativo. Mas as pessoas têm a ideia inicial de que o ESG é verde. A boa e desafiadora notícia é que ele está além do verde, é um arco-íris de opções. E a responsabilidade de colocá-lo em prática começa por nós mesmos.


Contratando a Humanacenter você contrata também nossos valores. Além do melhor que a tecnologia tem para oferecer, guiada por profissionais excepcionais.


Além disso, a Humanacenter tem o objetivo de desenvolver profissionais. Aqui nós valorizamos os pontos fortes de colaboradores e candidatos. E também auxiliamos aqueles que querem desenvolver pontos que consideram fracos.


Em resumo, pela iniciativa da Liliana nos tornamos um Centro de Habilidades em Tecnologia da Informação com enfoque nas pessoas. Tudo isso com respeito às habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos. Aqui criamos e proporcionamos parcerias de sucesso e bom relacionamento entre os clientes, candidatos e nosso time.

A Humanacenter valoriza os profissionais qualificados e especialistas da área tecnológica. Isso permite estabelecer um alto padrão de entregas e geração de valor para o cliente através do respeito e comprometimento de todas as partes envolvidas.


GOSTOU?!? QUER SABER MAIS CLIQUE AQUI E FALE COM UM DE NOSSOS ESPECIALISTAS! VAMOS JUNTOS?


PARA ENCAMINHAR SEU CURRÍCULO CLIQUE AQUI



Comments


bottom of page