top of page

Os desafios do profissional de TI de Data Fabric

Atualizado: 22 de jun. de 2023

A área de tecnologia avança em ritmo acelerado e novos conceitos surgem constantemente, tornando a área cada vez mais complexa. Dentre esses conceitos, o de Data Fabric. Que vem se consolidando como uma das principais tendências do mercado.



Mas o que é Data Fabric e quais competências um profissional de TI precisa ter para lidar com essa abordagem? Preparamos este post para explicar os desafios de ser um profissional de TI focado em Data Fabric e a importância de estar qualificado para essa função. Se você deseja entender melhor esse mundo tecnológico, continue lendo e descubra.


O que é Data Fabric?


Data Fabric é uma abordagem de integração de dados que permite a transferência de informações de maneira rápida, confiável e segura. Ou seja, são diferentes fontes de dados que são combinadas em uma única plataforma.


Além disso, o data fabric permite que dados possam ser acessados por usuários de diferentes departamentos em tempo real. Além disso é uma tecnologia flexível que pode ser usada em diferentes ambientes, incluindo cloud, on-premises e híbridos.


Quem pode trabalhar com Data Fabric?


Profissionais de TI de diferentes áreas como desenvolvimento de software, engenharia de dados, análise de dados, gerenciamento de projetos, entre outros podem atuar com Data Fabric. Mas é importante desenvolver habilidades em banco de dados, programação em SQL e conhecimento de sistemas operacionais para melhor desempenhar a função.


Essa área é promissora, isso porque empresas de todos os portes e setores estão buscando profissionais qualificados para desenvolver atividades ligadas a ela. Portanto, atualmente existem muitas oportunidades para aqueles que possuem habilidades nessa tecnologia.


Quais as competências necessárias para o profissional de Data Fabric?


Conforme mencionamos anteriormente, o profissional de TI que queira atuar em Data Fabric deve ter conhecimento sobre bancos de dados relacionais e não relacionais, bem como habilidades de programação em SQL, Python e outras linguagens de programação.


Outro fator importante é ter habilidades em gerenciamento de projetos, comunicação e resolução de problemas. Além disso, um projeto de Data Fabric envolve muitas pessoas com habilidades e experiências diferentes, por isso mais uma das habilidades requisitadas a esses profissionais é saber trabalhar em equipe.


Desafios enfrentados pelo profissional de TI de Data Fabric


Um dos maiores desafios enfrentados pelo profissional de TI de Data Fabric é a necessidade de atualização constante. Como a tecnologia está em constante evolução, os profissionais precisam se manter atualizados sobre as novas tendências e técnicas no gerenciamento de dados, bem como sobre a evolução das soluções de Data Fabric.


Conheça uma técnica para te ajudar a estar sempre atualizado. Você conhece o reskilling?

Reskilling é adquirir novas habilidades antecipando as oportunidades de mercado que vão surgir. Além de beneficiar carreiras e empresas, melhora a autoestima e a motivação. Aumentando positivamente o desempenho no trabalho. Clique aqui e veja a reportagem completa.


Também é importante ter a habilidade de lidar com grandes quantidades de dados, e garantir que as informações sejam precisas, seguras e confiáveis. E não podemos esquecer também de garantir que as informações sejam acessíveis pelos usuários de diferentes departamentos da empresa, em tempo real. Tudo isso sem comprometer a integridade dos dados.


Com tanta informação envolvida, é necessário ter confiança nas ferramentas e processos utilizados para gerenciar os dados em Data Fabric.


Desafios do profissional de TI e a Humanacenter


Como você pôde ver durante o desenvolvimento de nosso texto, um dos desafios comuns dos profissionais de TI de todas as áreas é manter-se atualizado. Não apenas para desenvolver suas tarefas, mas também para valorizar-se no mercado.

Por isso, nós da Humanacenter temos o objetivo de fomentar o desenvolvimento de profissionais para esse setor. Aqui nós valorizamos os pontos fortes de profissionais e candidatos. E também auxiliamos aqueles que querem desenvolver pontos que consideram fracos.

Em resumo somos um Centro de Habilidades em Tecnologia da Informação com enfoque nas pessoas e valorizamos o Reskilling. Sempre com respeito às habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos. Com o objetivo de criar e proporcionar parcerias de sucesso e bom relacionamento entre os clientes, candidatos e nosso time. Bem como relacionamentos duradouros.

Venha fazer parte de nosso time! Clique aqui e cadastre seu currículo.


Commentaires


bottom of page