top of page

Humanacenter: nossos valores e o Ikigai

Atualizado: 8 de mai. de 2023



Nós da Humanacenter, como o nosso próprio nome se refere, acreditamos que as pessoas vêm em primeiro lugar. Com base nesta crença desenvolvemos todos os nossos valores e através deles guiamos nossos trabalhos. Hoje queremos apresentar um pouco mais de nossas bases para você!


Você conhece o termo Ikigai? Ele vem da cultura japonesa e faz referência ao que te motiva a viver.


Em outras palavras, o Ikigai é uma filosofia de vida que defende que encontrar algo que dê sentido a sua vida, irá te motivar seguir em frente e ter uma vida longa. Antes de mais nada é preciso esclarecer que a técnica foi desenvolvida pelos pesquisadores Francesc Miralles e Héctor García que foram até o Okinawa, um grupo de ilhas no sul do Japão.


O objetivo da pesquisa era entender o porquê, que naquela região, a população têm estimativa de vida acima da média mundial e até mesmo dos padrões do país no qual se encontra. Surpreendentemente, em entrevistas com os moradores da região, foi descoberto que, para eles, o Ikigai é o segredo da sua longevidade.


A Humanacenter indica: como encontrar seu Ikigai?


Mas como podemos aplicar isso em nosso dia a dia? Como encontrar nosso Ikigai? De acordo com os pesquisadores, não há muito segredo, é possível partir de coisas pequenas e chegar às maiores. Como, por exemplo, começar tomando uma xícara de café pela manhã, caso isso gere satisfação em você.


Para especialistas, começar com as grandes metas da vida pode ser paralisante e por isso não é indicado. Assim sendo, a dica principal é começar do zero. Se olhar no espelho, observar e responder a perguntas simples como: quem é você? O que o motiva e o agrada?


Se não conseguir definir o que quer da sua vida, o indicado é fazer o inverso primeiro, ou seja, começar definindo o que não quer. Desse modo você poderá excluir o que te deixa pouco à vontade ou infeliz, para dar mais espaço para as coisas boas.


Esse exercício pode te guiar a descobrir atividades novas e que te fazem feliz como: desenhar, pintar, cuidar de animais, ajudar pessoas, resolver problemas, compor músicas, vender ou falar em público. as possibilidades são inúmeras. Por outro lado, o Ikigai é muito pessoal, portanto não é possível a ajuda de outra pessoa nessa descoberta.


O fato é, que não interessa como, o importante é encontrar o que te traz vitalidade. Resgate sonhos de infância, aquilo que o fazia feliz e que você não faz mais, como sugere o palestrante motivacional Randy Pausch (1960-2008).


Desafios do percurso


Todos nós precisamos exercer diversas atividades diárias que são necessárias para nossa própria sobrevivência. Sabemos que nem sempre é possível executar apenas atividades que gostamos. Mas que tal trazer um pouco mais do que gosta para o trabalho?


Foi isso que nossa fundadora Liliana Castro fez. Porque além dela gostar da área de TI e de recursos humanos, valoriza muito as pessoas.


E por esse motivo, ela incorporou à Humanacenter valores que incentivam as pessoas a vivenciarem o Ikigai em suas vidas.


Mas como isso funciona na prática?


O Ikigai da Humanacenter


Se você chegou até aqui, acredito tenha entendido que o Ikigai é um grande pilar na Humanacenter. Ou seja, nosso propósito. E para esclarecer como isso é aplicado em nossa cultura vamos dividir o que fazemos em dois pontos: tarefas internas e externas.


Internamente, prezamos por relações éticas e transparentes para com todos os nossos clientes, parceiros e colaboradores. Valores como respeito, profissionalismo e compromisso entre as partes são irrefutáveis. Buscamos estabelecer relações de trabalho saudáveis cujo resultado são pessoas mais produtivas e felizes no seu dia a dia.


Já externamente, nós nos preocupamos com o bem estar social e coletivo. Em razão disso apoiamos causas humanitárias como Amigos do Bem e Onu Mulheres. Mas o que são essas causas? Como elas afetam positivamente a sociedade?


A Amigos do Bem, se trata de um programa que foi iniciado em 1993 com um pequeno grupo de amigos. Entretanto, ele cresceu e hoje atingiu o marco de ser um dos maiores projetos sociais do país. E agora, atendem regularmente 150 mil pessoas das regiões de Alagoas, Pernambuco e Ceará.


Seu intuito é que através da viabilização do acesso de pessoas à educação, renda, água, moradia e saúde, seja rompida a miséria no sertão. Atualmente, como resultado de seus esforços, mais de 10 mil crianças e jovens já podem vislumbrar um futuro diferente para si.


Já a ONU Mulheres, criada em 2010 e com sede em Nova York. É uma organização que tem como intuito fortalecer e ampliar esforços mundiais em defesa dos direitos humanos das mulheres.


Portanto, atua no apoio ao movimento de mulheres, entre elas negras, indígenas, jovens, trabalhadoras domésticas e rurais. Ao passo que seus principais objetivos são a inclusão de mulheres no mercado de trabalho, o empoderamento social e econômico, a inclusão de políticas públicas com essa temática e a eliminação da violência.


Aqui na Humanacenter estamos dispostos a contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Vamos juntos?!?


TAMBÉM QUER FAZER PARTE DESSAS MUDANÇAS? CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA.


PARA O PORTAL DO CANDIDATO CLIQUE AQUI

bottom of page