top of page

CIPA incorpora prevenção a assédios

Atualizado: 22 de jun. de 2023

A CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que é responsável por garantir a segurança dos trabalhadores dentro do ambiente de trabalho. Recentemente, a comissão incorporou a prevenção a assédios em suas atividades.



Isso significa que agora as empresas têm a obrigação de incluir regras de conduta a respeito do assédio sexual e de outras formas de violência nas normas internas da empresa, com ampla divulgação do seu conteúdo aos empregados e às empregadas.


Essa ação da CIPA é importante para evitar situações de constrangimento, abuso de poder e desrespeito no ambiente de trabalho. O assédio é considerado uma forma de violência e, infelizmente, ainda é muito comum em diferentes setores.


A inclusão de regras específicas sobre o tema nas normas internas é uma forma de garantir que todos os funcionários estejam cientes das condutas proibidas e das consequências em caso de descumprimento.


Para que essa mudança seja efetiva, é necessário que haja uma ampla divulgação das novas regras. É missão da CIPA garantir que todos os colaboradores tenham acesso a essas informações através de treinamentos, manuais, cartazes e outros meios de comunicação interna. Além disso, é importante que os gestores e líderes da empresa sejam engajados nesse processo e atuem como multiplicadores de boas práticas.


Outra questão importante é a criação de um canal de denúncias. A CIPA deve orientar os trabalhadores a reportarem qualquer situação de assédio ou violência que venham a presenciar ou sofrer.


Esse canal deve garantir a confidencialidade e a proteção do denunciante para que ele não sofra retaliações. O assédio é crime e deve ser tratado com seriedade pela empresa e pelas autoridades competentes.


Em resumo, a inclusão da prevenção a assédios nas atividades da CIPA é um importante passo para garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores. A conduta adequada deve ser incentivada e cobrada de todos, e as novas regras devem ser amplamente divulgadas e compreendidas. Assim, será possível evitar situações de assédio e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para todos.


Compromisso Humanacenter

Aqui na Humanacenter nós temos destaque por nosso compromisso com o combate ao assédio e a promoção da diversidade em todas as nossas atividades. Acreditamos que a inclusão é um processo contínuo e que deve ser abordado em todas as áreas da vida social.

Além disso, nosso compromisso com a diversidade é um exemplo a ser seguido por outras empresas e instituições que buscam um mundo mais justo e igualitário. Se você compartilha de nossos compromissos, venha trabalhar conosco. Clique aqui e cadastre seu currículo.


Commentaires


bottom of page