top of page

Afinal de contas: o que é Metaverso?

Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. De forma simplificada, o metaverso se traduz em uma experiência interativa (visual, auditiva, olfativa, tátil e etc) de um mundo real com objetos ou ilusões criadas por computadores.


O termo foi citado pela primeira vez em 1992 e está ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais após Mark Zuckerberg anunciar a alteração do nome Facebook para Meta em referência ao universo virtual.


É um espaço coletivo e virtual compartilhado que utiliza os conceitos da "realidade virtual", "realidade aumentada" e "Internet". A realidade aumentada (AR) altera o mundo real do usuário, enquanto a realidade virtual (VR) substitui completamente o mundo real do espectador.


Alguns exemplos de metaverso já são experimentados por muitos de nós, tais como os jogos Second Life, Roblox, Pokemon Go e Fortnite.


Uma vez que os desenvolvimentos do metaverso podem ser feitos para adaptar os mundos virtuais com base nas crenças de cada pessoa, o metaverso pode distorcer as percepções dos usuários sobre a realidade apresentando conteúdo tendencioso para manter ou aumentar seu envolvimento.


Portanto, é um assunto que precisa ser compreendido por todos nós, de maneira que possamos interagir com a tecnologia de forma saudável e proveitosa.


Falaremos mais sobre Privacidade e a interação com o Metaverso nos próximos posts.





bottom of page