top of page

3 habilidades para superar crises nos negócios: resiliência, inteligência emocional e experimentação

Atualizado: 22 de jun.


Resiliência, inteligência emocional e experimentação são 3 das habilidades essenciais para todos os profissionais superarem crises e contribuírem para o sucesso dos negócios. Com a pandemia da Covid-19, as organizações foram submetidas a situações inesperadas que exigiram um alto nível de adaptação e reestruturação dentro do mercado de trabalho.



Esse momento provou que a resiliência, inteligência emocional e coragem para experimentar podem fazer a diferença para que as empresas se mantenham competitivas e relevantes no mercado. Claro que isso não tirou a importância das habilidades técnicas centradas em dados que ainda são, de fato, indispensáveis para as organizações.


Mas essas habilidades estão em adendo às mais tradicionais, voltadas para o comportamento humano e o desenvolvimento de capacidades emocionais que estão sendo procuradas nos profissionais. Isso porque elas permitem uma capacidade para lidar com a variedade e a complexidade demandadas pelas mais variadas situações que o mercado pode passar.


Assim sendo, essas habilidades podem fazer a diferença ao passar por situações inesperadas. Elas permitem oferecer respostas mais rápidas, além de sair do comum, do tradicional. Veja a seguir como aplicá-las em cada situação para impulsionar os negócios e crescer na carreira.


Resiliência


Ser resiliente significa ter a capacidade para enfrentar e superar dificuldades e adversidades. Esse é um fator de alto impacto para o sucesso e a sobrevivência de um negócio.


Profissionais resilientes são capazes de lidar com mudanças, incertezas e crises de forma mais estratégica e assertiva. Essa habilidade é um diferencial competitivo, que ajuda os colaboradores a manterem a motivação e o equilíbrio emocional diante dos desafios.


Inteligência emocional


A inteligência emocional se traduz em uma importante ferramenta na construção das relações interpessoais e na adaptabilidade a situações dinâmicas e complexas.


Profissionais com alta inteligência emocional são capazes de identificar e gerenciar suas emoções, lidar com conflitos de maneira positiva e construtiva. Além de desenvolver a empatia e a compreensão pelo outro. Isso é fundamental em ambientes de trabalho em que a capacidade de construir relacionamentos é crucial.


Experimentação


A experimentação é a capacidade de tentar novas abordagens para solucionar problemas e situações novas.


É uma habilidade valiosa para os negócios, pois ela nutre a criatividade, a inovação e o pensamento crítico entre os colaboradores, especialmente em cenários de mudanças e incertezas.


Resiliência, inteligência emocional e experimentação e a Humanacenter


Em suma, as habilidades de resiliência, inteligência emocional e experimentação são fundamentais para o sucesso profissional e devem ser promovidas e desenvolvidas em equipes presentes em qualquer segmento profissional.


Essas habilidades estão preparando as empresas para os desafios que o futuro sempre guarda, permitindo sobrevivência e, acima de tudo, realização profissional. Ao aplicá-las em equipes de trabalho, tais empresas estão apoiando o desenvolvimento de um ambiente mais saudável e produtivo

Por isso, nós da Humanacenter temos o objetivo de fomentar o desenvolvimento de profissionais para esse setor. Aqui nós valorizamos os pontos fortes de profissionais e candidatos. E também auxiliamos aqueles que querem desenvolver pontos que consideram fracos.

Em resumo somos um Centro de Habilidades em Tecnologia da Informação com enfoque nas pessoas e valorizamos o profissional de TI. Sempre com respeito às habilidades técnicas e comportamentais dos candidatos. Com o objetivo de criar e proporcionar parcerias de sucesso e bom relacionamento entre os clientes, candidatos e nosso time. Bem como relacionamentos duradouros.


Venha fazer parte de nosso time! Clique aqui e cadastre seu currículo.


bottom of page